INFORMAÇÕES

22/09/2015

< Voltar

Criação de tilápias é um excelente negócio para piscicultores

Criação de tilápias é um excelente negócio para piscicultores
Aqueles que desejam iniciar uma criação de tilápias não terão muita dificuldade para encontrar alevinos para a compra, pois há muitos criadores espalhados pelo país.

A tilápia é hoje o peixe mais cultivado na piscicultura brasileira. Isso se deve ao fato desse peixe ter se adaptado muito bem às águas do Brasil, além de apresentar uma carne com sabor suave e muito saudável, carne esta muito procurada para o preparo de sashimis. A tilápia conta ainda com a facilidade da criação, pois são peixes fáceis de serem alimentados, muito resistentes a doenças e com boa capacidade reprodutiva.

No que diz respeito ao trato alimentar, os criadores de tilápias têm uma grande vantagem em relação aos criadores de outras espécies de peixes, pois, enquanto os outros apresentam uma conversão alimentar de 1,6 Kg, as tilápias apresentam uma conversão de 1,3 Kg. Isso significa em questões de lucro cerca de 300 gramas de ração economizada, ou seja, para que o produtor obtenha um quilo de carne de tilápia, ele terá de fornecer a ela 1,3 quilo de ração, enquanto que o criador de outra espécie terá de fornecer 1,6 quilo de ração para obter um quilo de carne de seu peixe.

Outra característica desse peixe e que faz com que ele seja um excelente negócio para os piscicultores é a grande capacidade reprodutiva. Essa espécie é capaz de se reproduzir até quatro vezes ao ano, exceto no período de inverno. As fêmeas estão prontas para a reprodução a partir dos quatro meses de vida, sendo que elas carregam os ovos protegidos dentro da boca até o momento de eclosão e quando esse momento chega nascem de oitocentos a mil peixes.

Apesar de serem peixes rústicos e capazes de sobreviver em qualquer ambiente, até mesmo em águas cujo o teor de oxigênio seja mínimo, os locais ideais para a criação de tilápias são viveiros onde a quantidade de peixes seja equivalente à proporção de um peixe por metro quadrado. Mas, quem está começando sua criação não precisa se preocupar, pois em se tratando de tilápias, espaço não é problema.

Como já dito anteriormente, as fêmeas têm uma grande capacidade reprodutiva, mas isso pode se tornar um problema, uma vez que podem causar uma superpopulação nos viveiros, aumentando assim a concorrência por alimentos, prejudicando o crescimento dos peixes. Uma forma de controlar essa superpopulação é a reversão sexual, feita em laboratórios, na qual retira-se os ovos de dentro da boca das fêmeas e coloca-os em uma incubadora a fim de fornecer-lhes hormônios masculinos. Essa reversão sexual também pode ser feita por meio da adição de hormônios masculinos na ração dos alevinos.

Ainda em relação ao manejo alimentar, quando se tratar de cultivos intensivos, recomenda-se usar ração completa, pois nesse tipo de criação os peixes não têm acesso ao alimento natural, sendo essa ração responsável por suprir qualquer necessidade nutritiva do peixe. Em sistemas de cultivo semi-intensivo, deve-se usar ração suplementar que terá o papel de suprir qualquer deficiência da alimentação natural.

Em alguns casos, a alimentação é responsável por cerca de 60% ou 80% do custo total da produção, representando um custo muito alto para alguns piscicultores. Por isso, alguns produtores, a fim de diminuir os custos, produzem a alimentação dos peixes na própria propriedade, utilizando para isso alimentos disponíveis na mesma. No entanto, devem tomar cuidado com isso, pois esse tipo de alimentação normalmente tem uma baixa qualidade nutricional e baixa palatabilidade, e mesmo em casos onde a quantidade desse alimento fornecido seja alta, ele não é capaz de garantir uma produtividade satisfatória.

Aqueles que desejam iniciar uma criação de tilápias não terão muita dificuldade para encontrar alevinos para a compra, pois há muitos criadores espalhados pelo país. Recomenda-se a compra de alevinos com no mínimo 1,5 centímetro e uma grama de peso, que deverão ser embalados em sacos plásticos com água contendo oxigênio. O investimento inicial irá girar em torno da compra dos alevinos, construção de tanques, correção da água, alimentação das tilápias, entre outros.


Fonte: CPT (Centro de Produções Técnicas)
(45) 3278-6277 | 99915-6277 (TIM)

contato@pisciculturapaturi.com.br

....................................................................................................................................................

Escritório:
Rua São Francisco, 740, Jd. Porto Alegre - Toledo-PR